Live Marketing: o que é e como fazer

live marketing

O live marketing é o tipo de estratégia que aumenta a autoridade de marca e imprime personalidade ao projeto, pois possibilita ao público uma experimentação do evento diferente do habitual.  

Isso resulta em muitos ganhos, mas um dos principais é o engajamento, pois um público imerso em interações inovadoras reage bem, e isso costuma trazer excelentes resultados em todas as etapas de um evento – principalmente no pós-evento.

Vamos falar mais sobre esse assunto agora, confira o que será visto por aqui hoje:

O que é live marketing afinal?

Participar de eventos virtuais pode sugerir distanciamento em muitos aspectos, mas a proposta do live marketing é justamente realizar um trabalho sinestésico, que consiga transmitir uma mensagem de que existe sim a separação física – mas isso não impede que seus sentidos e emoções sejam despertados.

O live marketing também é conhecido como marketing ao vivo ou marketing experimental. É uma estratégia composta por um conjunto de ações que tem como foco gerar experiências sensoriais aprimoradas, com o objetivo de atingir positivamente a audiência de um evento por meio das emoções. 

Para isso, cada interação feita entre o público e a marca é pensada minuciosamente para despertar e ampliar os 5 sentidos. No universo online, a visão e audição são estimuladas, de modo que o aparato tecnológico e a criatividade são fundamentais.

É preciso ter um olhar panorâmico e pensar fora da caixa mesmo, uma vez que para impressionar o público não se deve considerar entregar mais do mesmo. Surpreender é parte do processo de live marketing. 

Então, seu primeiro passo é realizar um planejamento robusto, para prever detalhadamente todas as abordagens do live marketing em seu projeto. O primeiro passo é estruturar um checklist  completo sobre todas as necessidades de um evento. 

6 dicas para promover live marketing no evento online

É importante que você tenha muito bem definida a persona do seu evento, pois é necessário entender com certa profundidade seus comportamentos e preferências para escolher ações que vão de encontro a isso. 

Quando pensar em uma ação, tente enxergar do ponto de vista do público e não considere só a sua perspectiva. Para entender melhor sobre a construção de personas do evento, neste conteúdo explicamos tudo a respeito do tema.

Analise qual é a impressão que a sua audiência terá ao chegar e como você gostaria que ela saísse da experiência, com base nos objetivos do evento. 

Confira algumas dicas de como escolher ações assertivas para isso:

Faça um trabalho de exploração dos sentidos

Quando falamos sobre despertar sentidos, é evidente que isso está no território das emoções. Sendo assim, uma ação estratégica com Storytelling não pode faltar, e não economize nos apelos achando que está muito emotivo. Live marketing tem a ver com intensidade.

Boas ações para live marketing são aquelas em que a audiência realmente percebe valor na experiência, ao ponto de fixar na memória o que foi vivenciado por um período maior, então dedique tempo para fazer as melhores escolhas. 

Num universo online, abuse da interatividade, do audiovisual e do senso de comunidade em suas ações de live marketing. Lembre-se de que seu objetivo é ganhar a audiência pelas emoções.

Um exemplo é o evento Inspire Prodiet 2021, da marca de produtos nutricionais especializados, que foi produzido pela agência Esfera. Os participantes receberam uma camiseta personalizada antes do evento e foram convidados a compartilhar uma foto usando a peça – que acabou virando o figurino do evento. 

Além disso, a audiência foi surpreendida por ligações telefônicas ao vivo, podendo fazer parte da dinâmica do evento. A ação trouxe muita satisfação do público e certamente gerou boas lembranças nos espectadores. 

Invista na tecnologia e no storytelling

Fazer live marketing no ambiente digital vai demandar um cuidado especial com a estruturação e o enredo, pois a sustentação desse formato precisa de apoio tecnológico de alta qualidade e uma boa história de pano de fundo.  

Dessa forma, é necessário contar com um conjunto de ferramentas e soluções que tenham capacidade suficiente para viabilizar a participação com interações em tempo real.  

O fato é que cada evento pode precisar de soluções específicas e não pense duas vezes em contar com plataformas especializadas na gestão de eventos

Parta do princípio de que a amplitude e complexidade do seu projeto pode realmente precisar de atuação especializada. E isso não é aumento de custos, pelo contrário, é uma escolha inteligente no uso do seu orçamento – sem contar no ganho de tempo, tranquilidade e segurança. 

Por outro lado, de nada adianta tecnologia de ponta sem um conteúdo à altura. O storytelling em eventos te ajuda a amarrar todas as pontas, desde a definição do tema, das ações e até mesmo dos presentes que porventura forem entregues. 

Quer um exemplo? A Volvo Experience Live, evento de lançamento da linha de caminhões da marca sueca, contou com imersão em realidade estendida. Feito em parceria com a agência Avantgarde Brasil, foi pioneiro no uso dessa tecnologia em eventos corporativos no País. 

A realidade aumentada ou estendida nada mais é do que uma tecnologia que permite mesclar elementos virtuais à nossa realidade, por meio de câmeras e sensores de movimentos. 

A produção do evento da Volvo envolveu composição de imagens em tempo real, roteiro e tecnologia cinematográficos, câmeras rastreadoras e diversos elementos cenográficos como pedras e terras, para dar a sensação de movimento do caminhão. 

“O lançamento da nova Linha F foi um momento histórico para o segmento de caminhões, por isso, idealizamos um evento que entrará para a história, o primeiro em nossa indústria ao usar xR, Produção Virtual e cenários reais para o lançamento de três produtos simultaneamente, medindo mais de 4m de altura e pesando mais de 8 toneladas cada. Conseguimos unir o mundo virtual e real em uma experiência imersiva que levou o storytelling a outro nível e permitiu a Volvo apresentar sua nova linha de caminhões em cenários cinematográficos, indo das raízes da marca na Suécia a uma viagem pelo Brasil, de norte a sul, sem sair de Curitiba”, comemora o presidente da agência Avantgarde Brasil, Ricardo Bruno. 

O evento Volvo Experience Live contou com realidade estendida

Promova o engajamento dos participantes com ações ao vivo 

Uma das características mais importantes do live marketing é a capacidade de engajar de forma imediata, literalmente ao vivo. Dessa forma, quem conduz o evento precisa trabalhar para continuar mantendo a atenção da audiência, mas de maneira espontânea. 

Para isso, é importante ter um mestre de cerimônia, a pessoa que vai conduzir todo o evento, as dinâmicas e ações de live marketing. Veja algumas ideias de ações para live marketing em tempo real:

  • Envio de mensagens ou e-mails com presentes surpresa;
  • Entrega de recompensas para quem compartilhar a live;
  • Premiação para os participantes que mais engajarem nas tarefas propostas;
  • Brincadeiras como caça ao tesouro;
  • Pedir sugestões do público sobre alguma atividade;
  • Votações e quizzes.

Ações desse tipo trazem duas vantagens. A primeira é estimular a participação da audiência e fazê-la sentir-se parte do que está acontecendo mesmo à distância. 

A segunda é ampliar o alcance do evento, muitas vezes por iniciativa do próprio público, que acaba compartilhando sua experiência em redes e círculos sociais. 

E para mais ideias, nós disponibilizamos um e-book gratuito com 42 ideias criativas para o seu evento online.

Entregue presentes, e não simplesmente brindes

É isso mesmo: escolha itens que sejam vistos como presentes e não como meras lembrancinhas. Seu público não precisa de mais um squeeze para ficar impressionado, então, capriche se a opção for entregar algo físico que tenha a ver com a mensagem do seu evento. 

Evite também a exposição exagerada da logomarca nos materiais que serão entregues para a audiência. Itens personalizados são mais bem aceitos, pois dão a sensação de exclusividade. 

Ainda falando sobre entregar valor ao público, uma ação que contempla participantes que estejam no online ou no presencial são os mimos em forma de experiências

Parece confuso, não é mesmo? Mas vamos elucidar: além de oferecer atrações de qualidade durante o evento, é possível entregar outras para serem vividas após o encerramento, como se fossem extensões do evento.

Alguns exemplos são: day spa, convites para shows, cupons e voucher para lojas e aplicativos. 

Antecipe problemas que possam afetar a experiência 

Nesse aspecto, tente mapear o que costuma acontecer de negativo em eventos semelhantes ao seu, e encontre soluções eficazes para cada problema antecipadamente. 

Isso porque uma experiência negativa na navegação do evento online pode pôr a perder toda a sua estratégia de live marketing. 

Pense na maneira como o público interage com sua empresa, analise todos os pontos da jornada da persona e se certifique de que ela é ágil, confortável e descomplicada. 

Otimize suas ações com ajuda de parceiros patrocinadores

Na abordagem presencial os patrocinadores podem gerar experiências diferenciadas em pontos específicos, como estandes, promovendo seus próprios produtos enquanto as pessoas experimentam essas interações.

Trabalhando e preparando o ambiente para essa finalidade, o patrocinador ajuda a maximizar a experiência do público, mas sem sair do contexto e temática do evento. 

Adaptando a abordagem para o ambiente virtual, é possível desenvolver desde estandes até experiências customizadas exclusivas, como o envio de uma amostra grátis acompanhada de card com QR Code, que levará o participante a uma página web desenvolvida para complementar a experiência de uso de um produto ou serviço apresentado no online.

O mais importante é que a audiência saia do evento associando sua empresa e as marcas parceiras à uma experiência positiva.

Tendências de live marketing para 2021

Interações por áudio e vídeo

O audiovisual está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas: os vídeos ganharam as redes sociais e os serviços de streaming, e agora evoluíram para podcasts. Investir em conteúdos e experiências que envolvam visão e audição seguem em alta.

Realidade aumentada em apresentações

Apresentações tradicionais talvez caia em desuso muito em breve. A proposta da realidade aumentada ou estendida revoluciona a maneira como o público recebe a mensagem, ativando também o lado sensorial. 

A elevada interatividade é uma das principais características desse modelo de apresentação e o engajamento é imediato. Além disso, a ferramenta se aplica a qualquer tipo de negócio e tema, sobretudo aqueles que envolvem interações em 3D.

Marketing Social

Live Marketing é sobre tecnologia, mas também sobre sensações. No cenário em que a solidariedade e o senso social estão mais evidentes, o público passa a cobrar das marcas ações mais efetivas. Muitas marcas passaram a apoiar causas sociais e patrocinar eventos e lives com temáticas solidárias. 

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender melhor o que é live marketing e como fazê-lo. Esta frente é muito dinâmica e está em constante atualização. Bom trabalho!

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