Evnts News #01 – Dados, dados e mais dados

Serão eles o futuro da humanidade?

Tenho certeza que você já ouviu alguém falando que os dados vão dominar o futuro ou que toda rede social grátis, na realidade não é grátis, estamos pagando o uso com nossos dados.

Errado não está. Realmente os dados valem muito para as empresas e, quanto mais informações eles possuem, mais fácil é de trabalhar. Mas será que isso chega nos eventos?

Vamos voltar um pouco no tempo…

Lembra da época que os eventos eram basicamente presenciais? Era difícil entender o comportamento do usuário muito a fundo. O máximo que conseguíamos era ter uma visão geral do evento e das palestras ou dinâmicas.

Hoje, com o avanço das plataformas online e também da tecnologia, o seu evento necessita dos dados para evoluir de forma coerente com o comportamento do seu usuário, sem achismos.

Então…

Podemos dizer que sim, os dados chegaram nos eventos e são muito importantes para nosso futuro, inclusive. A análise do comportamento do usuário é a principal fonte de feedback sobre o desempenho de qualquer coisa.

Esses dados podem ser coletados de diversas formas, pois os participantes deixam pistas através de cliques, mensagens, páginas navegadas e muito mais, o que vira insights muito valiosos pra gente.

Agora que já sabemos a importância dos dados, precisamos saber o que medir, não é mesmo? Um dado solto e nada é a mesma coisa.

O que medir?

O primeiro passo é definir o objetivo do seu evento. Pode ser reconhecimento de marca, vendas, relacionamento, entre outros. O importante é escolher um, pois ele será o seu guia.

Dessa forma, você consegue definir os seus indicadores de sucesso e a meta para um cada deles. Segue um exemplo para você entender melhor:

Agora que você já tem as metas e indicadores, tudo fica mais fácil. Vamos pensar juntos…

Digamos que você conseguiu 1.500 inscrições no evento e 1.000 participantes. Dessa forma, sua taxa de participação foi de 66%. Dessa forma, no próximo evento, você pode usar esse número como base, por exemplo.

Onde medir?

Conseguir esses dados pode ser um pouco complexo sem as ferramentas corretas. Por isso, é importante ter em um só lugar tudo o que você precisa. Nisso, entram as plataformas de eventos, como a Evnts, por exemplo.

Aqui, você consegue ter todos os dados dos participantes, como taxa de engajamento, de participação em enquetes, comentários, tempo de permanência e tudo mais o que você precisar.

Dessa forma, você não precisa correr atrás manualmente desses dados, o que pode (em 99% dos casos é) ser até inviável.

Para ir além…

Espero que você tenha entendido a importância dos dados no seu evento e já queira começar a medir muito mais no próximo.

Para continuar te ajudando, temos um e-book gratuito com 21 indicadores para um evento online de sucesso. Clique aqui para baixar o seu!


Está curtindo a news? Não perca tempo e se inscreva agora clicando abaixo! 👇


Bombou na semana

WWDC 2022 – Worldwide Developers Conference

Aconteceu entre os dias 06 a 10 de junho, de forma online, o WWDC, o Worldwide Developers Conference da Apple, seu evento voltado para desenvolvedores e usado para apresentar as novidades do seus sistema operacional.

Repetindo a fórmula de 2021, o evento aconteceu de forma 100% gratuita, o que poucos anos atrás não era possível. Os ingressos para o evento presencial chegavam a custar até USD 1.500 por pessoa. 😱

Porém, a Apple trouxe uma evolução do que foi testado também no ano passado: o formato “simulive”. É uma simulação ao vivo, onde a Apple grava o evento anteriormente e apresenta como se estivesse acontecendo agora, sem opção de voltar ao início, por exemplo.

Além da inovação em formato, outros pontos chamaram atenção para os produtores de eventos, que são:

1. Internacionalização: eventos online podem ser assistidos de qualquer lugar do mundo, mas a tradução ao vivo para diversas línguas do mundo pode ser complicada. O formato simulive ajuda nisso, pois a legenda pode ser acrescentada antes de ir ao ar.

2. Fóruns de discussão: estratégia comum, onde é possível abrir espaço para as pessoas conversaram e debaterem ao longo do evento. Porém, nesse evento só era possível participar quem tivesse o Apple ID e os engenheiros da empresa estavam participando e respondendo as dúvidas.

O que achou do formato “simulive” usado pela Apple? Responde esse e-mail e vamos conversar sobre o assunto!


Continue se atualizando… 

Setor em alta e mão de obra em baixa 😮

“O que estava em recuperação agora decolou” é o que diz Meire Medeiro, CEO do mercado de eventos. A demanda por novos eventos cresceu mais de 200% a partir de março e não parece diminuir.

Porém, ainda existem muitas vagas abertas para diversos cargos, e que estão com dificuldades de serem preenchidas. De acordo com a Abrape, em 2021 o setor de eventos gerou mais de 268 mil vagas, e esse número tende a aumentar em 2022. Veja mais clicando aqui.

Inclusive, se você não sabe, divulgamos novas vagas do mercado de eventos toda semana em nosso LinkedIn. Já clica aqui e aproveita para seguir a gente e não perder nada!

Ativações do RiR Lisboa para te inspirar 🤟

Começou no dia 18 de junho o Rock in Rio Lisboa, depois de 4 anos de espera, marcando a volta do maior festival de música e entretenimento do mundo.

Como sabemos bem, o RiR é um lugar de muita inspiração, com ativações inovadores e que podem nos dar ideias para os nossos eventos. Clique aqui e confira as principais desse final de semana!

Híbrido ou online: você sabe a diferença? 🤔

Ao longo da pandemia, os eventos estavam sendo exclusivamente online, devido ao isolamento social. Com a retomada do setor, o modelo híbrido chegou com tudo.

Será que você sabe todas as diferenças entre os dois modelos? Descubra aqui!


Deu o que falar no LinkedIn 👀

O Net Promoter Score é uma das métricas de lealdade mais famosas em pesquisas de satisfação. Clique abaixo para aprender a usá-la nos seus eventos. 👇


Prático e rápido pra escutar enquanto passa o café…

No 25º episódio do Evnts tá ON a Victoria Ingrid, Designer da Evnts, trouxe 7 ideias criativas para os seus eventos corporativos. Já separa o papel e a caneta e vem!

🎧 Escute clicando aqui!


Dados? Temos!

Falamos muito de dados aqui hoje, certo? E a Evnts é expert nesse quesito. Na nossa plataforma você tem acesso a dashboards completos que te ajudarão a ter uma análise muito mais profunda e certeira no pós-evento.

Clique no botão abaixo para conversar com um dos nossos consultores. 👇


Agora é com você! Comente dizendo o que achou da nossa edição #00 e o que você quer ver nas próximas.

E não esqueça de se inscrever. 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.