Evnts Day: o futuro começa agora!

evnts day

Em novembro, a Evnts reuniu um time de especialistas para falar sobre o tão esperado futuro dos eventos. O Evnts Day foi um evento sobre transformação digital, tecnologia, inovação, comportamento humano e as projeções para a nova era do mercado de eventos. 

Neste artigo, vamos falar mais sobre essa iniciativa e detalhar cada um dois painéis programados, que foram: 

O que foi o Evnts Day?

O ano já está acabando e com ele já começam a surgir as apostas do próximo. E pensando nisso a Evnts realizou um evento chamado Evnts Day, totalmente voltado para o mercado de eventos, o futuro das tecnologias e as transformações que estão acontecendo. 

E esses 18 meses de pandemia que passamos até agora trouxeram um novo sentido para a palavra “reinventar”, especialmente no setor de eventos, em que foi preciso fazer diversas mudanças no modus operandi para que pudéssemos chegar onde estamos hoje.

Nesta nova era dos eventos, surgiram tecnologias emergentes e diferentes formas de se conectar com outras pessoas. E esse evento teve como objetivo encontrar respostas e, muitas vezes, levantar ainda mais questionamentos sobre o que esperar do futuro de eventos. 

Entre de cabeça nesta realidade e descubra o conhecimento que foi compartilhado durante esses painéis.

Todos contaram com Alexandre Rodrigues, Fundador e CEO da Evnts, como mediador e é incrível a troca de conhecimento trazida por esses especialistas em eventos. 

Confira abaixo um resumo de cada uma das conversas, os melhores momentos e insights que vão te ajudar a entender o que vem por aí. Para assistir à íntegra de todas as lives, acesse aqui

Tendências 2022: a unificação do online e presencial nos eventos

Este painel contou com a participação de Nayana Amorim, Gerente de Produto de Trabalho Moderno na Microsoft Teams, e abordou temas como produtividade, exaustão digital, trabalho híbrido e perspectivas para o próximo ano em relação a estes assuntos.

Ela também comenta sobre o papel do Teams no trabalho híbrido, principalmente dentro da própria Microsoft, e como suas funcionalidades vêm ajudando nesse período de implementação e no engajamento do time. Segundo Nayana:

“O foco da tecnologia é sempre integrar, incluir. É garantir que todo mundo consiga ter a melhor experiência da reunião.”

Isso porque o trabalho híbrido, que passou a ser implementado com a chegada da pandemia, veio para ficar. Porém, esta não é uma realidade para todas as companhias, vai depender de diversos fatores. Segundo ela, aspectos como o objetivo da empresa, missões, da indústria ou do evento que será produzido.

A importância de uma estratégia de eventos na era digital

Neste quadro temos a presença de Lívia Perrotti, Gestora de Eventos e Viagens na AstraZeneca, que reforçou a importância de olhar para o futuro com a ótica do comportamento humano.

Lívia comentou que a estratégia de eventos precisa partir das respostas dos seguintes questionamentos: “o que é o evento?”, “por que fazer esse evento?” e “como fazer o evento?”. Depois, é reunir os stakeholders da cadeia de produção para que, aí sim, seja definido o plano estratégico, que deve ser inclusivo e funcional.

“Quem trabalha com eventos tem um poder, que é a questão da responsabilidade social, trabalhar a diversidade. Você pode não ter uma estratégia, mas pode ter iniciativas.”

Além disso, Lívia fala sobre o papel dos gestores de eventos, que não podem ter vergonha de não saber tudo e que devem praticar a escuta ativa, para sempre aprender e, assim, manter os colaboradores engajados.

Case Liga Summit: criando experiências e conteúdos com foco em geração de negócios

Nesta live, quem compartilha seus conhecimentos é Marcele Rocha, Head de Eventos na Liga Ventures, que é considerada uma plataforma que transforma inovação aberta em resultados reais, com foco em startups.

E isso se dá por meio de eventos com objetivo de conectar empreendedores e investidores. Por conta disso, a primeira pergunta de Alexandre Rodrigues (Fundador e CEO da Evnts, que atuou como moderador da conversa) foi voltada para a adaptação que a empresa teve que fazer, como foi esse aprendizado e experiência durante a pandemia.

Marcele conta que foi uma oportunidade de testar novos formatos, inovar em tecnologias e estabelecer novos processos. Ela também conta sua visão para o próximo ano:

“Olhar cada vez mais para a experiência do híbrido, estar atento às novas tecnologias e análise de dados são o nosso direcionador para 2022.”

Ela também comentou sobre os KPIs que usa para medir a satisfação dos eventos e quais passos seguir para definir a estratégia de eventos. Spoiler: tudo começa com o planejamento macro da empresa. 

Eventos em grande escala: como gerenciar eventos e live marketing em uma das maiores empresas do Brasil?

O participante deste painel é Renato Haramura, Superintendente de Marketing Institucional no Itaú. Nesta conversa recheada de insights, o que não faltou foram boas dicas e reflexões sobre o mercado e a forma como os eventos foram se desenvolvendo ao longo do tempo. 

Confira abaixo um compilado com as melhores partes.

Dentre os assuntos abordados você vai encontrar explicações sobre os desafios que o Itaú vem enfrentando nestes tempos de pandemia, sobre a importância de trabalhar com pessoas incríveis, sobre eventos híbridos e a experiência do usuário.

Essa live, em especial, rendeu diversas perguntas, que  foram respondidas ao vivo. Mas por tempo limitado ainda pode-se vê-las na íntegra no site do Evnts Day. Não perca!

O papel das agências no novo cenário de eventos, digitalização e tendências 

O  nosso convidado foi Rodrigo Moreira, Estrategista e Diretor de Transformação Digital na Informa Markets Brasil. Vestindo o chapéu das agências e produtoras de evento, Rodrigo compartilhou seu ponto de vista sobre a produção de eventos, a tecnologia e o futuro, que será cada vez mais digital. 

Durante essa conversa Rodrigo abre o tópico com a frase “é tudo bem errar” e diz que falhas sempre acontecem: “às vezes nós não sabemos o que ainda não sabemos, apenas uma transformação para nos fazer perceber a necessidade de inovação”.

Isso porque estes últimos meses foram importantes para o desenvolvimento do setor de eventos, pois estávamos hábeis a errar e aprender. O virtual trouxe transformações, adaptações e revoluções nos formatos de eventos.

E para o próximo ano, já sabemos que vamos encontrar uma mistura dos dois tipos de formatos anteriormente existentes, que agora são um só: o híbrido, junto de conceitos como smart events.

Segundo ele, não se trata de nada mirabolante, mas sim um olhar para potencializar a entrega do digital com o físico, olhando toda a jornada de participação. Definitivamente, cada formato de participação terá suas especificidades. 

Web Summit 2021: a representatividade feminina na retomada dos eventos

E no último painel do Evnts Day, Vinck de Bragança, Fundadora da Dara, contou sobre sua experiência ao participar de um mega evento, que reuniu mais de 40 mil pessoas, em Lisboa. 

Vinck fala sobre a representatividade feminina nos eventos, e neste painel ela nos dá um panorama mais global sobre o que vem acontecendo no mundo dos eventos, especialmente na Europa, onde vive.

“Agora a hora que eu entrei, eu senti um nervosinho. Era obrigatório ficar de máscara, mas não necessariamente todo mundo estava. O evento costuma ter 70 mil pessoas e esse ano teve 40 mil com ‘sold out’. Tinha bastante gente, as pessoas muitas vezes ficavam próximas. Muita gente ia conversar e tirava a máscara. Foi um pouco difícil.“ 

Assista esse relato completo, aqui

Até bem pouco tempo atrás, a parte mais importante de um evento era o conteúdo, mas hoje em dia, em que enfrentamos o distanciamento social, precisamos de mais conexões com as pessoas. 

A fundadora da Dara acredita  que o que é mais importante hoje em dia é o networking e a capacidade de conectar pessoas de diversos pontos do mundo e permitir que troquem experiências entre si.

Eles conversaram também sobre a necessidade de se potencializar experiências em um mundo cada vez mais conectado.

Solicite um teste gratuito da plataforma Evnts

E para fechar essa programação recheada de conteúdos e insights, o Evnts Day trouxe uma surpresa para os participantes. A Evnts disponibilizou um free trial, um teste gratuito da sua plataforma de eventos. 

Mesmo com o evento terminado, você pode solicitar seu teste grátis aqui. Antes de fazer a solicitação, leia os termos e descubra melhor como a Evnts pode transformar o resultados dos seus eventos. Experimente agora! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *