Certificados para eventos: como gerar e seu papel
Dependendo da produção em que você está trabalhando, certificados para eventos devem ser parte da estratégia e planejamento, certo?
Saiba mais no artigo abaixo:
- Sobre os certificados para eventos online
- Como criar certificados para eventos online?
- Certificados para eventos na estratégia de marketing
- Planejando o seu evento online
Sobre os certificados para eventos online
Os certificados online são utilizados principalmente em eventos que entregam muito conhecimento aos seus participantes. Então ele irá comprovar que existiu a troca de informação e conhecimento.
Depois de entregue, ele pode ser usado para comprovação de horas extracurriculares na faculdade, além de poder estar no currículo de quem participou e também no LinkedIn na área de certificação.
Se você quiser fazer algo mais elaborado, pode também promover um pequeno teste de conhecimento no final para fornecer o certificado.
O teste pode ser promovido diretamente na plataforma de eventos, caso esta função esteja disponível, ou mesmo no forms do Google para que depois seja feito o envio dos certificados.
Alguns tipos de produções requerem esse envio, como Workshops, palestras, webinars, seminários, cursos, treinamentos, conferências, congressos e fóruns. Todos esses são exemplos de eventos que podem conter certificados em seu planejamento e como estratégia de pós evento.
Quais informações precisam estar no certificado de evento?
Para que um certificado seja considerado válido, ele precisará conter algumas informações.
A primeira coisa que deve ser colocada é o logo da sua marca, empresa e evento. Outro elemento interessante é a assinatura, de preferência do CEO ou um outro representante da empresa.
Mas o speaker ou palestrante pode também ser quem coloca a assinatura no certificado, mas não esqueça de colocar o cargo também.
A carga horária é outro ponto necessário, mas não obrigatório de ter em um certificado, isso porque muitas pessoas usam como comprovante de horas extracurriculares, como mencionamos anteriormente.
Caso o seu certificado não seja enviado com carga horária e alguém solicitar, basta enviar um comprovante das horas por e-mail.
Por último, é necessário ter a data também para que se saiba quando foi realizado o evento e quando que o participante esteve nele.
Veja um exemplo de certificado de uma de nossas Evnts Live:
Como criar certificados para eventos online?
Hoje em dia, não existe um gerador de certificados online que seja gratuito no mercado, então muitas pessoas ficam em dúvida de como criar o próprio e acabam não fazendo para o evento.
Uma primeira ideia é utilizar a plataformas de eventos em que a sua produção vai acontecer, como por exemplo a Evnts, que traz a possibilidade de enviar certificados aos participantes dos seus eventos. Isso é uma forma de centralizar ainda mais os processos!
E para fazer a criação desses certificados, você pode usar o Canva e o Figma, eles são formas simples e mais fáceis de se utilizar em uma primeira vez. Mas se você tem mais familiaridade com programas de criação pode optar pelo Photoshop Adobe.
Muitos sites também disponibilizam modelos prontos e editáveis, nesse caso você irá apenas mudar o logo, data, nomes dos participantes e carga horária se possuir.
Antes de fazer o envio do seu certificado, confira todas as informações para que não tenha erros. Mas caso perceba ou se o participante disser que algo está errado, basta enviar corrigido.
Certificados para eventos na estratégia de marketing
Você sabia que para algumas pessoas isso pode ser um diferencial? Então, quando você divulga um evento sem certificado, talvez algumas pessoas optem por algum outro que tenha essa vantagem a mais.
Sendo assim, pode-se entender que os certificados devem ser parte da sua estratégia de marketing. Tanto no momento da divulgação quanto no pós evento.
Se na divulgação, eles podem auxiliar a atrair mais pessoas interessadas nesse tipo de evento que gere certificado ao final, na sua estratégia de pós evento, procure incentivar os participantes a compartilhar nas redes sociais.
Quanto mais eles compartilharem nas redes sociais, mais pessoas podem ser impactadas pela sua marca.
Planejando o seu evento online
Por fim, precisamos entender que o envio de um certificado para os participantes do seu evento é apenas um ponto entre os mais diversos que compõem uma produção.
Pensando nisso, nós disponibilizamos um checklist gratuito para te ajudar a organizar todas as etapas do seu evento, desde o pré até o pós-evento.
Para baixar, basta acessar o botão abaixo.