Ingressos para eventos online: como aumentar as vendas?
Dependendo do que está sendo produzido, você vai precisar realizar uma venda de ingressos para eventos online, certo?
E isso pode ser feito até mesmo nos eventos online, com as estratégias e plataformas certas. Veja o que abordaremos no artigo:
- Sobre ingressos para eventos online
- Estratégias para venda de ingressos online
- Invista no planejamento!
Sobre ingressos para eventos online
Ao criar um evento online, podemos disponibilizar o acesso ao público de forma gratuita ou paga.. Neste último caso, os participantes deverão realizar a compra de um ingresso para garantir a sua participação.
A popularização dos eventos online abriu diversas portas para quem os produz, da mesma forma que trouxe desafios, uma vez que a atenção dos participantes tem se tornado cada vez mais disputada na internet.
Por isso, é necessário saber criar e oferecer experiências valiosas para que o seu público se motive a comprar o ingresso e participar efetivamente do seu evento.
Para vencer esses desafios, você precisa conhecer e entender como aplicar algumas estratégias, além de criar uma oferta atraente o suficiente e que ofereça vantagens claras que motivam a compra do ingresso pelo seu participante.
Estratégias para vendas de ingressos online
E para que você possa vender mais e bater suas metas de ROI (Retorno sobre o Investimento), é necessário usar algumas estratégias diferentes para se obter mais vendas dos ingressos online.
Nós vamos contar algumas delas, confira:
Analise o comportamento do seu público
Avalie o perfil do seu público alvo e prepare o que será ofertado no seu evento com base nisso. É importante tanto para precificar o ingresso do seu evento, quanto para saber o que mais deve ser oferecido para chamar mais atenção e aumentar a percepção de valor por parte do público.
Se você como pessoa que produz eventos já souber quem é a sua persona, é melhor ainda. Dessa forma, você sabe com clareza quem está produzindo seu conteúdo e oferecendo o evento.
Isso faz parte das etapas iniciais do evento, em que é feita a definição de data e horário, até as etapas de divulgação que você irá considerar a persona para definir os canais de comunicação.
Assim, você pode planejar um evento mais assertivo e direcionado a quem realmente quer receber o que você está divulgando.
Considere a programação
E pensando ainda no conteúdo do seu evento, é importante avaliar com cuidado a sua programação. Ela deve ser atraente o suficiente para que o participante sinta o ímpeto de comprar o ingresso.
Então, nessa etapa também é necessário levar em consideração o perfil do seu público. Faça isso para saber o que ele mais precisa naquele momento ou o que vai atender às suas necessidades da melhor forma.
Pensando com cuidado no conteúdo, nos palestrantes, mestres de cerimônia e também no formato e duração das palestras, você vai conseguir atrair ainda mais a atenção do público para a compra dos ingressos online.
Divulgue nas redes sociais
E é claro que não podia faltar a etapa de divulgação. Assim que a venda dos seus ingressos estiver liberada, você pode iniciar a comunicação nos mais diversos, como, por exemplo, as redes sociais.
Invista em publicações nas principais redes utilizadas pelo seu público, incentive o compartilhamento do evento pela sua rede, crie hashtags e motive os speakers a divulgarem o evento em seus próprios perfis. Dessa forma, você pode alcançar ainda mais pessoas.
E-mail marketing para eventos
Outra forma de comunicação é por meio do e-mail marketing, você pode conferir inúmeras estratégias na 5° edição da Evnts Live, em que Lucas Franco, Head de Marketing da Evnts, falou tudo sobre e-mail marketing para eventos.
Dê mais de uma opção para o seu público
Essa dica é mais direcionada para quem está produzindo um evento com mais de um dia de duração e mais trilhas de conteúdos. Os ingressos poderão funcionar como um passe de acesso para dias e conteúdos específicos, permitindo ao participante a personalização da sua própria experiência durante o evento.
Em eventos de longa duração, pode ser que uma pessoa se interesse mais por um conteúdo do que por outro. Por isso, o ideal é que se dê mais opções para que o participante não pague mais que o necessário por algo que não vá consumir, algo que, em muitos casos, contribui para a atração de uma parcela do público que não está disposta a investir em um ingresso de maior valor para ter acesso a tudo que o seu evento oferece.
Escolha a melhor plataforma de eventos
A etapa de escolha da plataforma é muito importante, pois ela deve atender todas as suas necessidades, se tornando um ponto focal do ecossistema do seu evento.
Então na hora de pesquisar e adquirir uma, procure saber sobre tudo o que a plataforma oferece e que pode contribuir para uma melhor experiência dos participantes ao longo do seu evento.
Da landing page do evento, passando pelas funcionalidades que promovem o engajamento da audiência, chegando aos dados de comportamento dos participantes, a plataforma se torna um dos recursos mais estratégicos para que você garanta o sucesso do seu evento nos mais diversos âmbitos.
Explore a configuração de lotes na venda de ingressos para eventos online
Uma outra dica é usar os gatilhos de escassez ou urgência na campanha de divulgação para venda dos ingressos para eventos online. Isso se dá através da utilização de lotes de ingressos.
Quando falamos em escassez, isso está mais ligado a quantidade dos ingressos disponibilizados. Você pode liberar uma quantidade limitada de ingressos por um determinado valor ou atrelados a determinado benefício, intensificando a comunicação nos seus canais quando o lote estiver se esgotando.
O gatilho de urgência segue o mesmo princípio, porém se utilizando do limitador de tempo para a promoção de lotes de ingressos. Você pode determinar datas e horários para viradas de lote, onde, por exemplo, ocorrerá o aumento no valor dos ingressos.
Invista no planejamento
Investir no planejamento é crucial para qualquer tipo de evento. No caso dos eventos pagos, em que se trabalha as estratégias de vendas, é ainda mais importante. Você precisa de todas as etapas planejadas para gerar o melhor resultado possível.
Portanto, nós preparamos uma planilha de cronograma gratuita com tudo o que você vai precisar para realizar o seu evento online e coordená-lo com maestria.
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