SEO para eventos: mesmo sendo uma estratégia de longo prazo, funciona?

seo para eventos

Apostar nas ações de SEO para eventos ainda é uma estratégia que causa muitas dúvidas para os gestores de marketing digital. Isso porque se trata de uma estratégia de médio e longo prazo. 

No entanto, saiba que é possível alcançar excelentes resultados utilizando as ferramentas de eventos do Google e fazendo um planejamento com antecedência.

Para te ajudar a fazer uma estratégia de SEO para eventos que realmente funcione, preparamos este artigo. Acompanhe!

Benefícios do SEO para a visibilidade de um evento

Search Engine Optimization — mais conhecido como SEO ou otimização para mecanismos de busca — é uma estratégia de marketing digital que pode ser utilizada para os mais variados tipos de negócios, inclusive o setor de eventos.

Apesar de esse segmento contar com o fator temporalidade, já que os eventos têm data marcada para acontecer, é possível conseguir bons resultados de ranqueamento orgânico, de longo prazo, com o SEO. 

Para isso, você deve seguir alguns passos, que mostraremos agora.

Gere conteúdo sobre o evento com antecedência

Deixar para produzir conteúdo na semana do evento, provavelmente, não vai gerar resultados efetivos. 

O ideal é fazer um planejamento consistente de marketing digital e incluir a produção de conteúdos para antes e depois da data do acontecimento.

Meses antes do evento, você pode gerar curiosidade, interesse e despertar a vontade de ir ao encontro, considerando os hábitos e as preferências da persona. 

O pós-evento pode abordar questões que falem sobre tudo o que aconteceu, revelando, por exemplo, quais foram as melhores partes.

E por que fazer isso? Porque esse conteúdo contribui para estruturar um caminho para a próxima edição!

Aumente a sua audiência

Uma forma de gerar audiência orgânica é incentivar o público do evento a fazer o compartilhamento de fotos ou conteúdos que levem outros usuários até o site da atração. 

Outra opção é criar uma hashtag que gere tráfego para as redes sociais e incentive que as pessoas façam check-in, por exemplo.

O compartilhamento de fotos no site oficial também é uma boa oportunidade para gerar tráfego para a página e torná-la conhecida.

Interaja com seus participantes

Interagir com os participantes do evento garante mais engajamento para as redes sociais da atração. Além disso, cria um vínculo com esses usuários, pois eles tendem a se sentir queridos e importantes.

Nesse cenário, a utilização das técnicas de SEO para eventos é efetiva porque ela pode gerar mais engajamento para as próximas edições. 

Para tanto, você precisa contar com um bom planejamento de marketing de conteúdo e manter a recorrência nas postagens, mesmo que a data ainda esteja distante.

Técnicas de SEO úteis para eventos

A otimização da página do evento pode gerar mais tráfego e, consequentemente, vendas de ingressos. 

Mas para tal, algumas técnicas de SEO são relevantes. Dê uma olhada. 

Utilize URL e meta description otimizadas

Para otimizar o site de eventos, é importante escolher uma boa URL, quer dizer, o link do site do encontro. Também vale considerar as URLs de dentro da plataforma. Não deixe de contemplar todas as páginas nessa estratégia.

Uma boa opção é usar endereços curtos, que sejam capazes de explicar de forma exata o conteúdo ofertado. Isso contribui para a memorização e para uma boa experiência do visitante da plataforma de eventos.

Convém evitar o uso de underlines (_) ou mais (+) para fazer a separação das palavras da URL. Isso acontece porque o algoritmo do Google aceita melhor o uso de hífens (-).

Outra questão importante a considerar é a meta description, que nada mais é do que aquele bloco de texto que fica bem abaixo das páginas do seu site. 

Essa descrição precisa ter, no máximo, 156 caracteres, sendo que ela é uma das primeiras verificações que o Google faz, antes mesmo de o visitante clicar em um link, pois ele precisa ser atraído pelo conteúdo prévio.

Faça um bom uso de palavras-chave

Se você quer vender muitos ingressos, deve ter atenção à escolha das palavras-chave. A partir delas, os outros conteúdos serão produzidos e os buscadores encontrarão o seu evento. 

O uso de termos alinhados com os objetivos do encontro ainda colabora para a melhoria da comunicação com o público-alvo.

Por exemplo, um feirão de automóveis na cidade do Rio de Janeiro precisa aparecer nos primeiros resultados do Google quando o usuário pesquisar pelo termo “feirão de automóveis” naquela região.

Assim, você deve encontrar as palavras-chave que suas personas usariam para fazer a pesquisa por determinado evento. Essa análise ajuda a fazer uma melhor otimização de todo o conteúdo, a exemplo de títulos, chamadas, programação, entre outros.

Para isso, ferramentas como o SimilarWeb podem funcionar bem para fazer a identificação de tendências de maneira estratégica, e analisar a popularidade das palavras selecionadas, e como os concorrentes se posicionam diante delas. 

Dê atenção ao uso de sinônimos e possíveis variações. Com isso, você evita a repetição de palavras.

No entanto, é fundamental que a palavra-chave principal conste no título da página do seu evento. Vale lembrar que ela também precisa ser usada dentro de algumas divisões de textos do site.

Use palavras-chave de cauda longa

É importante sempre se lembrar de que palavras-chave curtas, como “evento de moda” ou “feirão de automóveis” têm alta procura. Por esse motivo, a competição pelas primeiras páginas do Google é imensa.

Em contrapartida, as palavras-chave de cauda longa são capazes de atrair de forma exata o público que o seu evento deseja. Assim, você pode ficar muito mais perto de alcançar os seus objetivos, a exemplo do aumento do número de visitantes da página e a venda dos ingressos.

O uso de palavras-chave de cauda longa requer ir bem mais a fundo no funil de vendas da atração. Ele consiste em utilizar termos que a sua persona ideal adotaria para encontrar um evento como o seu.

Nesse sentido, em vez de usar “evento de moda”, tente “primeiro evento de moda alternativa no Rio de Janeiro”. Para otimizar o uso de palavras-chave de cauda longa, você pode contar com a ajuda de ferramentas como a SEMrush.

Dicas para a criação de uma estratégia de SEO para eventos completa

Agora que você já sabe que o SEO para eventos é uma tática real, veja como criar uma estratégia completa para promovê-los nos buscadores!

Use o pacote de eventos do Google

O pacote de eventos do Google é um recurso semelhante ao pacote local. Ele pode conter até três resultados e fica logo acima dos resultados da pesquisa orgânica tradicional.

Para conseguir sucesso usando essa ferramenta, você precisa marcar suas páginas com o esquema de evento adequado para obter todas as vantagens dos resultados da pesquisa orgânica, incluindo:

  • pacote de eventos;
  • mapa/painel do conhecimento;
  • rich snippets;
  • carrossel de eventos.

O Google descreve o tipo de marcação que é preciso incluir em suas páginas ao inserir seu evento. Também dá direcionamentos quando é necessário implementar marcação de esquema para eventos.

Esse recurso do Google oferece benefícios na pesquisa. Veja, a seguir, as áreas mais relevantes que você precisa ter marcado:

  • data de início;
  • data final;
  • descrição;
  • localização;
  • endereço;
  • nome do evento;
  • ofertas;
  • disponibilidade de ofertas;
  • preço de ofertas;
  • imagem;
  • artista (quando houver).

O pacote de eventos do Google é completo e permite ao usuário obter mais informações sobre o evento ou comprar ingressos. O Google faz o rastreamento na internet para localizar a melhor fonte de informações para os eventos, considerando a boa experiência de navegabilidade no site.

Nesse sentido, quanto melhor as informações estiverem dispostas — e isso inclui o SEO para eventos — maior a probabilidade de aparecer nos resultados da busca.

Utilize palavras-chave estratégicas em seus nomes de eventos

Já adiantamos que a otimização de SEO é essencial para o ranqueamento orgânico do site de eventos. Para isso, coloque em prática as palavras-chave que mais tenham afinidade com os interesses da persona.

Aproveite o conhecimento do uso desses termos e otimize os nomes de seus eventos para tentar obter o máximo de tráfego e levar os usuários às páginas deles. 

Nesse cenário, fazer pesquisas de termos que acionam o pacote de eventos te ajudará a se concentrar em quais nomes em potencial terão melhor desempenho na busca.

Aproveite os sites de venda de ingressos

Você sabia que o Google oferece uma certificação de vendedor de ingressos para eventos que acreditam ser determinantes nas buscas? 

Separamos alguns sites que oferecem essa opção de compra:

  • StubHub;
  • Sympla;
  • LiveNation;
  • TicketFly;
  • Gametime.co.

Por fim, para melhorar as suas estratégias de SEO para eventos, use a seção de aprimoramentos do Google Search Console para descobrir erros em sua marcação.

Viu como o SEO para eventos é uma ótima estratégia a longo prazo e pode trazer resultados efetivos para a venda de ingressos? Para isso, você deve criar uma eficiente estratégia de marketing de conteúdo. Seguindo essas dicas, todo o processo fica muito mais fácil!

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