Segurança em eventos online: como garantir uma boa produção?

segurança em eventos

Garantir a segurança em eventos online é crucial para que todos os seus participantes e palestrantes estejam dentro de um ambiente protegido, podendo curtir o evento da melhor forma.

Veja mais sobre esse assunto:

Segurança em eventos online, do que se trata?

A segurança em qualquer tipo de evento é crucial, e nos eventos online isso não é diferente. 

Com a internet e o mundo digital nós temos muito mais possibilidades de experienciar coisas diferentes e aprender, porém, é importante saber como se proteger neste âmbito.

E você, como profissional de eventos, deve saber contar com um ambiente online seguro e protegido para os seus participantes. Dessa forma, eles não precisarão se preocupar com ataques cibernéticos ou então com vazamento de informações pessoais.

Existem muitas pessoas com más intenções que buscam apenas uma brecha para conseguir dados pessoais, e seja em eventos grandes ou pequenos, esse vazamento é prejudicial para a produção e para os participantes.

É obrigação de quem está produzindo o evento garantir um ambiente seguro para que o público faça login com suas informações pessoais, e posso curtir a transmissão ao vivo com tranquilidade.

Formas de garantir a segurança em eventos online

Nós vamos te mostrar algumas formas de fazer com que se possa garantir mais segurança nos seus eventos online.

Dessa forma, você pode buscar plataformas de eventos online que, além de estarem de acordo com as suas necessidades, garantam toda a segurança para o seu evento.

HTTPS e Certificado SSL

A sigla HTTPS significa Hyper Text Transfer Protocol Secure, que em português é traduzido para Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro.

E esse código significa que a URL do site acessado é segura. Essa sigla vai aparecer na barra do endereço do site junto de um cadeado.

Os sites que possuem isso, tem um certificado SSL, ele é oferecido por algumas certificadoras digitais ao redor do país.

Ele serve para proteger as informações de quem está navegando naquele site em específico. Sendo assim, ele vai se certificar de que os dados sejam criptografados, de forma que não possam ser interceptados quando são transferidos até o servidor.

É um dos requisitos básicos de quem oferece um serviço online e com certeza não pode faltar no seu evento online.

Gerencie o acesso ao evento através de um login

Não é só na parte dos bastidores do evento que devemos ser cuidadosos, ao criar o formulário de inscrição peça alguns dados básicos de identificação, como por exemplo o e-mail, telefone e nome completo.

Sendo assim, em qualquer problema você pode identificar quem foi o responsável pelo acontecimento.

Na hora de criar a sua página de inscrição, você pode elevar ainda mais a segurança, pedindo também que os participantes entrem com alguma senha para que vocês possam ter certeza de que todos que estão participando realmente estão inscritos e possam fazer login.

Assine nossa newsletter gratuita

Receba os melhores conteúdos sobre eventos diretamente no seu email

LGPD

A LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, tem como objetivo garantir a proteção dos dados online e trazer mais transparência na gestão deles.

Então, é necessário que, ao buscar uma plataforma de eventos digitais, você certifique-se de que eles possuem um ambiente seguro com um conjunto de normas da LGPD.

Caso contrário, podem surgir algumas punições para quem não cumpre com essa lei. Você pode ler mais sobre esse assunto aqui:

LGPD para eventos: princípios e boas práticas

Use ferramentas para avaliar a segurança em eventos online

Para ter certeza de que o site é seguro como você espera para o seu evento online, pode-se usar alguns antivírus, que impedem a navegação em sites perigosos.

Ou então, usar a ferramenta do Google Relatório de Transparência para avaliar o status de segurança do site.

Evite compartilhar um link de acesso direto

Links de acesso diretos são um perigo, pois podem acabar levando pessoas com más intenções a entrar no seu evento, podendo tentar atacar o site ou então interagir de forma maliciosa com os outros participantes.

Sempre que for compartilhar o seu evento, busque enviar o link da página de inscrição antes de qualquer coisa. Se algum participante estiver com problemas para realizar o acesso, peça para que entrem em contato com o suporte.

Gerencie os riscos online

E para que você possa ficar ainda mais por dentro de quais são e como contornar os riscos de um evento online, nós preparamos um infográfico de gestão de risco em eventos.

Você pode baixá-lo gratuitamente no botão abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.