Como organizar um evento escolar
Os eventos escolares são ações muito importantes para engajar a comunidade, celebrar datas especiais e promover atividades diferentes para otimizar a aprendizagem dos alunos.
No post de hoje, vamos falar sobre como organizar um evento escolar. Confira as dicas!
Primeiramente, para que um evento escolar seja produtivo, é importante que ele esteja relacionado às práticas pedagógicas e aos conteúdos trabalhados em sala de aula, o que promove uma aprendizagem mais significativa.
Ao aproximar o tema do evento ao conteúdo da aula, engajamos os alunos ao que está sendo estudado, por exemplo, por apresentar e valorizar a cultura nacional na festa junina.
É possível também atrair os alunos a questões sociais abordadas em sala de aula nos eventos, como celebrar o Dia da Consciência Negra ou o Dia do Meio Ambiente.
Além disso, os eventos de caráter recreativo também são muito bem-vindos! Mesclar eventos de lazer com outros que abordem temas mais sérios é o ideal para diversificar as atividades.
Benefícios de promover um evento escolar
Toda ação escolar precisa ter um objetivo; com os eventos escolares não é diferente. Isso porque eles precisam estar integrados aos conteúdos estudados, principalmente os de relevância social e acadêmica.
Entre os benefícios de promover um evento escolar, estão:
- Sair da rotina: o dia a dia de sala de aula pode se tornar cansativo, mas quando o que está sendo estudado tem o objetivo de se tornar um evento, motiva os alunos.
- Socialização dos alunos: a interação que ocorre nos eventos escolares é diferente da que ocorre no dia a dia, pois os alunos podem conversar à vontade, interagir com colegas de outras turmas, mudar de ambiente, entre outras atividades.
- Olhar responsável a questões sociais: celebrar datas importantes faz com que os alunos conheçam e compreendam seus significados sociais.
- Promove a cidadania: participar de um evento, cujo tema é de interesse coletivo, ensina aos alunos que eles também fazem parte da sociedade e devem se preocupar com questões sociais e buscar soluções.
- Momentos de lazer: é importante que os alunos tenham momentos de lazer em eventos recreativos, como apresentações, gincanas e jogos, para entenderem que a escola também pode ser divertida — aprender pode ser divertido;
- Pensamento crítico e resolução de problemas: o tema do evento estimula os alunos a refletir sobre questões sociais importantes e pensar em intervenções.
- Conexão com a realidade: conhecer as datas marcantes da história ou mesmo as atuais, compreender como afetam sua vida e celebrá-las, incentiva os alunos a terem um olhar mais amplo sobre o mundo e perceber a realidade com mais consciência.
- Reforçar a aprendizagem: os eventos escolares podem ser aliados das metodologias ativas, pois é possível colocar em prática as teorias estudadas em sala de aula.
- Celebrar datas importantes: existem muitas datas importantes que não devem ser esquecidas, anualmente precisam ser celebradas e reforçadas.
- Realizar atividades diferentes: como em eventos esportivos e artísticos.
- Desenvolver talentos: promover um evento esportivo ou artístico, por exemplo, pode promover talentos nessas áreas, que de outra maneira não seriam explorados.
- Realizar ações sociais: no Dia das Crianças, por exemplo, a escola pode convidar os alunos a arrecadarem brinquedos e a fazer doações a comunidades carentes.
- Melhorar o relacionamento entre a comunidade escolar: são ótimas oportunidades para dialogar, fazer sugestões, conhecer a equipe escolar, compartilhar momentos especiais.
- Maior participação da família na escola: promover eventos engaja os familiares por incentivá-los a comparecer aos eventos e prestigiar seus filhos, tornando um hábito frequentar a escola, aumentando o interesse sobre o que ocorre no âmbito educacional.
- Favorece o marketing da instituição: mostra que a escola tem compromisso com questões sociais relevantes e busca formar cidadãos comprometidos com a realidade, além de prezarem por momentos de lazer e vínculo com a comunidade.
Como organizar um evento escolar?
Os eventos escolares podem ser considerados como parte de um Plano de Ação Escolar, documento que reúne atividades planejadas pela escola para atingir suas metas e, consequentemente, seus objetivos.
Também é importante que todos os eventos escolares a serem realizados ao longo do ano letivo estejam presentes no Projeto Político-Pedagógico, pensados em conjunto com a equipe escolar.
Esse plano de ação é importante para guiar os eventos escolares, seguindo alguns passos que ajudarão a concretizar sua realização:
- Escolher um tema: o tema é o que motivará a realização do evento, portanto, escolha conforme uma data comemorativa, um período do ano ou o conteúdo trabalhado no momento.
- Estabelecer objetivos: definir o que a escola espera com o evento, por exemplo, conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar o meio ambiente no Dia da Terra ou no Dia do Meio Ambiente.
- Criar metas: aumentar o espaço verde na escola e região, criar o hábito de reciclar o lixo, ensinar os alunos a descartarem corretamente os resíduos, consumo consciente para evitar poluir a natureza, entre outros.
- Planejar as ações: plantar árvores na escola ou nas proximidades, recolher o lixo das ruas no entorno da escola, fazer cartazes sobre boas práticas ambientais e espalhá-los pelo bairro, fazer uma apresentação de trabalhos dos alunos sobre o tema, entre outros.
- Buscar recursos: analisar quais materiais serão necessários e providenciá-los com antecedência.
- Estabelecer prazos: com base na data escolhida para o evento, fazer um cronograma do que precisa ser feito antes de sua realização, para que tudo que será necessário esteja pronto a tempo.
- Delegar funções: definir o que cada membro da equipe e alunos irão fazer para realizar o evento, por exemplo, o professor de Biologia fica responsável por ministrar as aulas sobre o tema e desenvolver um trabalho com a turma, o qual será apresentado em um seminário, professores de outras disciplinas podem colaborar com a interdisciplinaridade, outros podem orientar no plantio de árvores e nas aulas de Artes os cartazes serão confeccionados.
- Divulgar: o evento pode ser divulgado nas redes sociais da escola, através de convites físicos aos familiares e à comunidade ou colar cartazes nas ruas próximas à escola.
- Colocar em prática: o grande dia chegou! É importante ter alguém da equipe responsável por conduzir as atividades, garantindo que cada tarefa seja cumprida, conforme o planejado.
- Avaliar: após a realização do evento escolar, é importante analisar os resultados e verificar se os objetivos foram alcançados, identificando pontos positivos e negativos para aprimorar os eventos futuros.
Dicas para promover um evento escolar de sucesso
- Fazer um planejamento prévio bem estruturado;
- Divulgar com antecedência para que as famílias possam comparecer;
- Fazer a recepção dos convidados;
- Registrar com vídeos e fotos e compartilhar posteriormente com a comunidade;
- Oferecer lembranças do evento;
- Evite filas e espaços apertados e desconfortáveis;
- Ofereça um coffee break;
- Solicitar um feedback dos participantes.
Exemplos de eventos escolares para promover em sua escola
Existem eventos e datas tradicionais comemorados nas escolas, que por sua relevância sempre serão uma boa opção, tais como:
- Festa Junina;
- Dia das Crianças;
- Dia das Mães;
- Dia dos Pais;
- Feira de Ciências;
- Encerramento do ano letivo.
Entretanto, existem outras datas e eventos menos conhecidos, que podem ser temas interessantes para abordar na escola:
- Carnaval;
- Dia das Bruxas;
- Projetos relacionados aos conteúdos trabalhados (corpo humano, história do Brasil, alimentação saudável, saúde mental e física, sistema solar, entre outros);
- Dia da Consciência Negra;
- Feira de profissões;
- Horta na escola;
- Dia do Meio Ambiente.
Evento escolar on-line
Realizar um evento escolar on-line também é uma boa opção, visto que encontros virtuais cresceram com a pandemia e as pessoas aderiram bem à proposta. Para tanto, é possível adaptar as atividades presenciais para virtuais.
As vantagens de promover eventos on-line na escola são:
- Promove a cultura digital: é uma das competências gerais propostas pela BNCC para o desenvolvimento global dos alunos, pois utiliza os recursos tecnológicos de comunicação e informação no processo de ensino e aprendizagem.
- Menor custo: utilizar ferramentas digitais de comunicação permite explorar os recursos gratuitos e evita gastos com materiais, espaço físico e prestações de serviços em geral.
- Mais praticidade: produzir um evento on-line para sua escola é mais simples, requer menos recursos e menos tempo e precisa somente de computador/celular e acesso à Internet.
- Comodidade: pais e alunos podem participar e interagir durante o evento sem sair do conforto de sua casa e sem se preocupar com o trânsito ou em chegar tarde, o que também evita gastos adicionais.
- Inovação: inserir a tecnologia no dia a dia escolar já é uma prática das escolas inovadoras, e realizar eventos on-line reforça esse compromisso.
- Estimula a participação dos pais: a realização on-line dos eventos facilita a participação dos pais, aproximando-os da escola e promovendo a interação, devido à praticidade e comodidade.
- Gera credibilidade para a escola: isso porque demonstra a preocupação em oferecer alternativas para que todos participem e se aproximem da escola, ao promover atividades e abrir espaço para dialogar e conhecer o trabalho da instituição.
- Maior visibilidade: mais pessoas podem participar, a divulgação tem um alcance maior e o vídeo do evento pode ser disponibilizado para ser assistido posteriormente.
O SAE Digital está sempre oferecendo soluções para ajudar a sua escola nos desafios do dia a dia. Conheça nossos produtos e serviços e faça parte do nosso time!
Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos.