Estratégias de divulgação online para bombar seu evento

divulgação online

Divulgar um evento é tão importante quanto planejá-lo, e você deve dar toda a atenção à criação de boas estratégias. Afinal, de nada adianta ter as melhores condições, um ótimo local e uma estrutura impecável sem alcançar seu público, concorda? 

Os eventos são uma oportunidade incrível para divulgar marcas e fortalecer o relacionamento com os participantes. Agora, se somar o potencial de feiras e congressos com estratégias de divulgação online, os resultados são ainda melhores.

Para ajudar, selecionamos algumas dicas infalíveis que vão bombar no seu evento! Vamos lá?

Entenda quem é o seu público-alvo 

Para começar, é preciso um direcionamento crucial: para quem é esse evento? Que perfil de público você espera atingir? 

Isso significa que, para guiar as suas estratégias de divulgação, você precisa definir e entender quem são seu público e sua persona. Para isso, procure responder a algumas perguntas:

  • Quem é o meu público-alvo?
  • Qual é a faixa etária dele?
  • Que lugares frequenta e que redes sociais mais utiliza?
  • Por quais assuntos ele se interessa?
  • Quais são os possíveis concorrentes do meu evento (festas, congressos, cursos ou festivais com temática semelhante)?

O Facebook Audience Insights ajuda muito nessa etapa. A ferramenta fornece dados detalhados sobre qualquer tipo de audiência nas redes sociais. Tais informações envolvem o comportamento do usuário na própria plataforma, além de hábitos de consumo, demografia, geografia e estilo de vida. Com o recurso Audience Insights, é possível analisar:

  • informações demográficas sobre seu público-alvo – incluindo tendências quanto a idade e sexo, estado civil e cargos profissionais;
  • informações geográficas e línguas que seu público fala;
  • estilo de vida e informações de interesse da sua audiência;
  • principais páginas que seu público curte.

A partir disso, ficará muito mais fácil elaborar a sua estratégia de divulgação. Você poderá criar campanhas com a linguagem do seu público e da sua persona, por exemplo. Esse é o modo mais assertivo de transmitir a mensagem e a identidade do seu evento.

Tenha uma página de inscrição voltada à conversão

A dica de ouro para criar uma página de inscrição realmente persuasiva e voltada à conversão é: utilize uma landing page para eventos

Como o próprio nome diz, esse tipo de landing page serve para organizar as principais informações sobre o seu evento – título, descrição, atrações, datas e horários, programação e formulário para inscrição. 

Para ser uma landing page que realmente converte, aposte nestas dicas:

  • Elimine as distrações: o uso excessivo de elementos ou links para outras páginas pode prejudicar a experiência e confundir o usuário. Opte por uma ação estratégica e objetiva. 
  • Tenha clareza de direção: para converter, é preciso que a landing page crie um direcionamento claro, apontando exatamente o que o usuário deve fazer. Crie páginas limpas, com CTAs específicos e ações simplificadas para a ação desejada.
  • Use gatilhos mentais: empregue as palavras certas para despertar o usuário para a conversão. Ao divulgar eventos, experimente provocar a sensação de urgência (últimos ingressos, contagem regressiva) ou de escassez (vagas limitadas, ingressos com preço especial).
  • Invista em um bom vídeo: devido à facilidade de assimilação e ao apelo visual, os vídeos têm ganhado cada vez mais importância. É algo que funciona de forma comprovada.

Faça uma pré-divulgação com captura de leads

Divulgar eventos é uma das maneiras mais efetivas de gerar leads qualificados. Deixe claro que somente quem se inscrever para o evento receberá o link para acompanhar o conteúdo (que poderá ser ao vivo ou gravado).

Assim, além de receber as inscrições, o formulário fica responsável pela coleta de diversas informações úteis – como nome, e-mail, telefone, cargo, site e o que mais você julgar importante. 

E-mail marketing

Normalmente, uma estratégia de e-mail marketing é baseada no uso de ferramentas de automação. Desse modo, é possível escalar as ações e atingir um público maior. Com essa combinação, você consegue dar follow-up nos seus leads, nutri-los, mensurar resultados e fazer listas de contatos. Bacana né?

Veja algumas sugestões de como usar o e-mail marketing para eventos:

  • Save the Date – enviado com antecedência para o público anotar na agenda que o evento acontecerá em determinado dia e horário.
  • Descontos especiais nos ingressos apenas para quem recebe os e-mails.
  • Informações sobre novos palestrantes ou atrações confirmadas.
  • Depoimentos de quem já participou de alguma edição do evento ou conhece os resultados do trabalho da sua empresa.
  • Comunicados sobre a presença de novos patrocinadores ou apoiadores.
  • Envio de informações importantes para quem já adquiriu ingressos.
  • Pós-evento – compartilhe vídeos, fotos, números e os principais resultados de sucesso do evento.

Não é tão difícil fazer e-mail marketing para eventos, mas atenção às dicas acima. Afinal, você quer que seu evento seja um sucesso, certo? 

Pré-lançamento com ingressos limitados e data de término curta

Você se lembra dos gatilhos mentais? Então, essa é a hora certa para usá-los novamente. Ao pagar um valor diferenciado, seu público garante o ingresso antecipadamente e poderá assistir ao evento antes do público geral. 

Não poupe esforços para convencer seus leads de que vale a pena. Use site, plataforma de vendas, e-mail marketing e redes sociais para fazer uma ampla divulgação. Veja algumas ideias para os anúncios:

  • Destaque os palestrantes e dê foco aos nomes mais fortes, que atraem o público. 
  • Mostre diferenciais e vantagens do ingresso VIP.
  • Traga informações institucionais e relevantes.
  • Use gatilhos mentais – últimos ingressos, faltam poucos dias, o preço vai subir! 

Remarketing de abandono de compra

O remarketing é uma estratégia que visa a atrair novamente as pessoas. Elas entraram no seu site ou na plataforma de vendas, demonstraram interesse pelo evento, porém desistiram da compra do ingresso. E agora? Concentre esforços no uso do e-mail marketing. Você pode:

  • criar uma oferta exclusiva;
  • conquistar a confiança do usuário, fornecendo mais informações sobre o seu evento;
  • promover o seu evento e enfatizar os benefícios;
  • ser ágil – os resultados são melhores quando o cliente é abordado pouco tempo depois da visita ao seu site.  

Redes sociais

Quer adquirir mais participantes e conversar com todos eles de forma clara e interativa? Se a sua resposta for “sim”, então você definitivamente deve utilizar as redes sociais.

Entre os benefícios que as redes podem trazer para o seu evento, estão:

  • a criação de uma comunidade;
  • a exposição contínua do seu evento;
  • os feedbacks em tempo real;
  • a interação constante com o público.

Estabeleça uma intensa programação de posts com temas diversos e relevantes para os dias que antecedem o seu evento. 

Veja um case que lotou um evento que sempre foi gratuito e passou a vender ingressos VIP:

O Fórum da Liberdade é um tradicional evento do Rio Grande do Sul. Em suas 30 edições, o público médio foi de 5 mil participantes, com entrada gratuita. Pela primeira vez, era preciso lotar o evento cobrando pelos ingressos. Assim, o desafio compreendia:

  • a precificação ideal dos ingressos normais e VIPs;
  • a escolha dos palestrantes;
  • a criação dos diferenciais que justificassem o valor do ingresso;
  • as próprias vendas.

Todo o planejamento estratégico do evento foi realizado em parceria com os organizadores (IEE, OneStudy e a Elévon). A estratégia foi criar algo que tornasse essa edição diferente das últimas. Foi estabelecido, então, duas categorias de ingressos: VIP (apenas 500 unidades) e Normal.  

Como o evento caiu em um ano eleitoral, foram envolvidos todos os então candidatos à presidência da república. A estratégia de venda incluiu:

  • estudo do público e criação das personas; 
  • site do evento e integração com a plataforma de vendas Sympla;

Havia uma base de 10 mil e-mails de pessoas que já haviam participado das edições anteriores. Com isso, foi realizado um pré-lançamento com ingressos limitados e data de término curta!

As primeiras vendas logo aconteceram, e criou-se um grande engajamento no evento do Facebook. Em seguida, uma robusta estratégia de relacionamento por e-mail marketing foi criada, utilizando o RD Station como ferramenta de gerenciamento. O boom nas vendas veio através dos anúncios no Facebook e no Instagram. 

Como resultado, o evento foi um tremendo sucesso. Todos os ingressos foram vendidos, além do retorno de 12 vezes o investimento em anúncios.

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