7 dicas para elaborar um plano de marketing para eventos

plano de marketing

A elaboração de um plano de marketing para eventos é um processo complexo, pois toda a culminância de um projeto depende da organização da produção. Além disso, com boas estratégias é possível reduzir os possíveis esquecimentos que comprometem o evento.

O planejamento é parte imprescindível de uma comemoração bem sucedida, isso porque tomando as melhores decisões é possível antecipar um erro e corrigi-lo a tempo. Por outro lado, proporcionar a melhor experiência para o participante também torna o plano de marketing para eventos importante. 

Para saber mais sobre como criar o seu próprio planejamento é só continuar a leitura do artigo, já que ao longo do texto serão apresentadas 7 dicas para fazer um plano de marketing para eventos de acordo com os seus objetivos. 

1. Estude a persona para ter a certeza que o plano de marketing será efetivado

O público enquanto alvo central de um evento deve ser estudado antes mesmo de idealizar qualquer projeto. Tendo em vista que, é o perfil dos consumidores que vai definir uma série de decisões que precisam ser tomadas ao longo da produção.

Apesar de parecer um trabalho complicado, é pensando no futuro que o faz valer a pena. Tenha em vista que dentro da organização algumas escolhas são inevitáveis, como por exemplo a escolha dos canais de divulgação e as atrações do eventos.

Com alguns dados em mãos, a decisão se torna muito mais fácil. Do mesmo modo que, quando os anúncios chegam até o segmento esperado é preciso instigar o interesse dessas pessoas pelo evento, o que acontece quando há uma identificação com as características da programação. 

2. Monte um cronograma detalhado

Ter o controle de como o evento vai acontecer é uma expectativa dentro dos melhores eventos, isso significa criar de maneira detalhada o passo a passo de tudo que vai acontecer durante a festividade. 

Assim, a disciplina se torna o maior aliado de quem quer evitar que o público acabe se dispersando e gerando desinteresse pela atração do momento. Com a boa organização também é possível diminuir os comentários negativos dentro e fora do evento. 

Por isso, no momento do planejamento é interessante que uma ordem cronológica seja criada visando ganhar o público progressivamente criando expectativa nos próximos acontecimentos. 

3. Use as redes sociais na divulgação

Pessoas de todos os tipos e gostos se encontram de alguma forma na rede, isso é comprovado pelos números de usuários das plataformas digitais. Por isso, quem vai idealizar o projeto nunca deve ignorar o potencial que as redes sociais têm na divulgação de eventos

Para isso, aposte não somente no tráfego orgânico, que é quando as pessoas chegam até o seu serviço ou produto de maneira espontânea, mas também no tráfego pago que com certo investimento faz com que os anúncios do seu evento chegue para mais pessoas. 

Investir na influência dos blogueiros também pode atrair uma mídia muito bem vinda, assim como tem a possibilidade de alcançar outros clientes em potencial.  

4. Conheça o ambiente antecipadamente

A estrutura onde o evento vai acontecer é uma das partes cruciais, tendo em vista que aspectos como tamanho, se a área é coberta ou não, iluminação e etc define se este é o local ideal para a realização. 

Em outra perspectiva, o local deve ter estrutura adequada para lidar com os diversos acontecimentos de um evento. Ou seja, o espaço precisa ser escolhido com algumas métricas para preservar a imagem de quem está proporcionando aquele encontro. 

Em uma suposição, pense que por algum motivo uma pessoa começa um tumulto no evento. Para acalmar os ânimos rapidamente profissionais devem estar a posto em locais estratégicos, o que estará bem definido se o espaço for conhecido antecipadamente 

5. Tenha um orçamento preciso

O investimento de valores precisa ser direcionado de forma adequada, isso porque de nada adianta desembolsar grandes quantias para não ter retornos equivalentes. No plano é importante fazer uma tabela para administrar quais são as contratações mais viáveis.

A criatividade da equipe de publicidade  é o diferencial e é por isso que nem sempre gastar mais significa ter maiores lucros.Deste modo, antes de fechar negócio pesquise e não fique preso a primeira opção que encontrar no mercado. A relação entre custo benefício deve ser o principal critério no momento de escolha.  

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6. Aposte em estratégias tecnológicas

Em qualquer ramo do marketing utilizar as tecnologias como suporte para algumas estratégias é uma escolha acertada por diversos motivos. 

Entre os principais deles estão a facilidade de inscrição ou compra de ingressos de maneira autônoma, maior acesso ao feedback dos participantes, além de fazer com que  pessoas vivam o evento no formato remoto.  

A verdade é que as diversas áreas da vida humana uma hora ou outra precisam se adaptar às tecnologias. Fazendo assim o uso delas para impulsionar e otimizar algumas ações e campanhas. 

7. Entenda a importância do conteúdo

Saber qual a relevância da temática do evento para a vida do público alvo é de extrema importância, já que assim fica mais fácil identificar quais mensagens precisam ser transmitidas na hora da divulgação. 

As consequências dessa atitude serão obtidas durante o evento e no pós, pois o público se mostrará mais engajado na programação e poderá oferecer um feedback positivo quando a edição chegar ao fim. Assim,  antes mesmo de visar qualquer lucro, visibilidade ou popularidade é necessário ter consciência sobre seu conteúdo.

Por esse meio, é possível contratar as melhores opções de atrações disponíveis, escolher local e horário adequados, bem como definir os suportes que vão dar uma estrutura melhor para atender os consumidores. Ao final, os resultados vão mostrar que cada trabalho valeu a pena.

Conclusão

A base de um bom planejamento está na organização e quando se trata de um plano de marketing para eventos o trabalho deve ser redobrado. Tendo em vista que, por ter muitos detalhes se algo for esquecido coloca todo investimento em risco, mas se o planejamento for feito de forma profissional e dentro de um prazo razoável aumenta as chances de sucesso. 

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