Dicas para conseguir um emprego no setor de eventos

emprego no setor de eventos

Seja devido a pandemia, com o crescimento dos eventos online, ou no movimento de retomada com a volta dos eventos presenciais, essa é uma área que vem ganhando destaque e empregando muitos profissionais brasileiros.

Se por um lado há oportunidades, por outro vemos a forte concorrência, principalmente por ser um setor dinâmico que atrai muitas pessoas.

Por isso, é importante saber como se destacar e estar pronto para conquistar uma oportunidade. Nesse conteúdo, vamos explicar quais são as atribuições de um profissional de eventos, os principais requisitos e como conseguir um emprego no setor. Boa leitura!

O dia a dia da área de eventos

Embora o setor de eventos seja dinâmico e focado em cada novo projeto, é importante ter em mente que a organização é fundamental para que tudo ocorra bem. Ou seja, a cada evento é preciso ter um passo a passo das demandas a serem realizadas, e assim conciliar produtividade e criatividade.

Além disso, é um setor que pode ocorrer alguns imprevistos, por isso é preciso estar pronto para lidar com todas as decisões rápidas e também com a necessidade de articular soluções que envolvem outras pessoas.

Outro ponto de destaque da área é a oportunidade de inovação. Sabemos que a área de eventos envolve modelos tradicionais como feiras e seminários, com o objetivo de gerar conhecimento, mas é preciso ir além para encantar o público, a fim de gerar experiências únicas, que vão fazer a marca ser reconhecida.  

Atribuições do profissional de eventos

Trabalhar na área de eventos envolve muitas possibilidades e por esse motivo a área atrai muitos profissionais. Aqui podemos destacar algumas atribuições:

Planejamento de eventos: Essa função tem como objetivo principal organizar a parte estratégica dos eventos, pensando em objetivos e resultados esperados, além de direcionar os caminhos a serem seguidos e gerenciar orçamentos.

Gestão e produção: Aqui, já estamos falando de situações práticas, desde a cotação dos melhores fornecedores até a elaboração de roteiros, gerenciamento de ações durante os eventos e condução de outras equipes.

Organizar espaço: Seja em um evento físico, em auditório, salas comerciais ou galpões, ou um evento online, em ferramentas digitais, é preciso organizar o ambiente e preparar cada momento para que tudo ocorra dentro do planejado.

Estratégia de comunicação: Nenhum evento pode ser considerado um sucesso se não atingir as pessoas certas, por isso a comunicação tem um papel fundamental, e deve ser feita em alinhada aos objetivos do evento.

Validar as inscrições: Com uma boa estratégia de divulgação o evento irá atingir diversas pessoas, e esse é o momento de entender se a participação de todas faz sentido.

Características de um profissional de eventos

Os recrutadores costumam observar dois pontos principais, as hard skills, competências técnicas, relacionadas à formação acadêmica, experiências e cursos extras. E também as chamadas soft skills, que são as habilidades comportamentais e emocionais de uma pessoa.  

Esse segundo conjunto de características é de suma importância para analisar o perfil de um profissional, ganhando destaque nos processos seletivos. Por isso, vamos abordá-las aqui:

Organização

Como já destacamos, a dinamicidade do setor exige organização para comprimir todas as entregas e coordenar outras pessoas envolvidas no processo. Por isso, é importante que o profissional de eventos saiba lidar bem com prazos e dominar cada etapa do pré ao pós-evento, para definir quais são as prioridades.

Relacionamento interpessoal

A área de eventos lida diariamente com pessoas, seja o público final, os fornecedores e parceiros ou a própria organização que está realizando o evento. Assim, é necessário ter jogo de cintura e uma boa comunicação para lidar com conflitos, demandas urgentes e todas as exigências de um evento.

Liderança

Mesmo não sendo o superior responsável por eventos, em qualquer posição dentro da área o profissional terá que delegar funções e conduzir atividades, seja de forma distante ou até mesmo atuando ativamente no operacional de uma tarefa, assim a habilidade de liderar é fundamental.

Gerenciar o tempo

O profissional de eventos lida diariamente com prazos, afinal a organização de um evento começa com duas coisas: o tema e a data. É a partir dessa definição que todo o cronograma de produção e divulgação será montado, e se uma única coisa não seguir o alinhamento todas as demais podem ser prejudicadas.

Negociação

A habilidade de negociar valores e prazos não pode ser esquecida quando falamos da organização de um evento, e está totalmente relacionada com a facilidade de se comunicar e fazer concessões para garantir que o melhor evento seja entregue com a verba definida e dentro do prazo.

Como conseguir um emprego na área de eventos?

Antes de tudo, tenha em mente as duas principais formas de atuar em eventos:

  • No setor de eventos de uma determinada empresa;
  • Atuar em uma empresa que fornece serviços para a realização de um evento.

Em ambos cenários é um diferencial ter conhecimentos técnicos, como formação em eventos, produção cultural, relações públicas ou áreas correlatas. Bem como desenvolver as habilidades interpessoais apresentadas anteriormente.

Além disso, existem diversos sites de emprego que divulgam diariamente novas oportunidades, e essa é uma ótima forma de encontrar uma vaga dentro do seu perfil. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito com ❤ pela Evnts © 2024 | EVENTS SERVICOS VIAGEM E TURISMO LTDA | CNPJ 21.860.251/0001-16

Assine nossa newsletter gratuita