Automação de Marketing: quais as vantagens dessa estratégia?

automação de marketing

Você já parou para pensar como a automação de marketing digital pode ajudar a levar seus eventos para outro nível e conseguir resultados ainda melhores?

Imagina poder utilizar as informações e os interesses do seu público para otimizar a venda de ingressos do seu evento? Seria ótimo, né? E se eu te disser que é possível? Com uma estratégia de automação de marketing para eventos você consegue fazer isso e muito mais para melhorar seus resultados.

Esse tipo de estratégia permite que você e sua equipe foquem nas atividades mais indispensáveis enquanto a Inteligência Artificial ajuda no resto. É possível, por exemplo, segmentar usuários para que o conteúdo certo chegue na pessoa certa, no momento certo.

Para saber como isso funciona, continue a leitura deste artigo e descubra o que é automação de marketing e suas principais vantagens quando aplicada no universo de eventos.

Ficou interessado? Continue conosco até o final!

O que é a automação de marketing?

A automação de marketing é o que possibilita a criação de estratégias por parte das organizações, que visam aumentar as vendas e estreitar o relacionamento com os consumidores – ou leads – de forma escalável e personalizada.

Dessa maneira, não importa se a sua marca possui cinco, cem ou dez mil contatos, todos eles receberão um tratamento individualizado, alinhado aos seus interesses e com a forma como interagem com o seu negócio. Todos se sentirão únicos e especiais.

A automação de marketing pode ser aplicada em qualquer estratégia de e-mail marketing, por exemplo, e também nas redes sociais. No caso de evento, ela pode ser um instrumento que ajuda a fazer com que mais pessoas participem das programações e mais patrocinadores se interessem em fazer investimentos.

O principal objetivo da automação de marketing para eventos é auxiliar os possíveis consumidores a se decidirem de forma rápida e inteligente a comprarem o ingresso do evento e comparecerem nas atividades planejadas.

Organizações que usam essa estratégia de marketing digital se diferenciam das demais pois, ao compreender como os serviços da empresa podem ajudar o cliente, entregam conteúdos mais relevantes e aumentam o valor agregado da marca.

Empresas que optam por utilizar essa estratégia de marketing digital, conseguem melhorar sua rotina de relacionamento com o público e compreender de que maneira seu serviço – nesse caso específico, o seu evento – vai transformar e impactar a vida daquelas pessoas se elas o adquirirem.

Qual a importância da automação de marketing para eventos?

Por mais que as redes sociais sejam uma forte aliada na comunicação entre empresas e usuários, o e-mail marketing é ainda o principal canal para esse relacionamento.

E, para que os laços fiquem cada vez mais estreitos, é fundamental que a empresa demonstre que se importa com o usuário que está recebendo aquela mensagem. Mais do que um possível comprador, ali existem pessoas com interesses, dúvidas e necessidades, todas reais e diferentes.

E é justamente nesse momento que entra a automação de marketing: ela facilita a conexão entre as empresas e seus clientes, oferece uma visão mais completa do comportamento do usuário e mostra o caminho percorrido por cada um até chegar ao seu negócio.

Se aplicada ao mercado de eventos, é possível traçar estratégias de conversão muito mais eficazes ao medir o que o público está esperando da sua produção.

Agora que você já sabe o que é automação de marketing e a sua importância no universo de eventos, confira as principais vantagens dessa estratégia e faça seu evento bombar! 

1. Comunicação personalizada com cada usuário

Dentre as principais vantagens do marketing digital, está a possibilidade de personalizar e segmentar a divulgação da sua marca. Dessa maneira, você alcança os usuários certos e poderá, de fato, impacta-los.

Imagina que experiência terrível para o usuário que busca por eventos corporativos receber mensagens e e-mails sobre festas e festivais? Além de proporcionar uma experiência ruim para o usuário, sua empresa terá gastos desnecessários. 

Para que o consumidor tenha uma experiência completa com a marca, ele precisa receber conteúdos relevantes, que parecem ter sido escritos especialmente para eles.

2. Entrega de conteúdos relevantes

Mais do que desenvolver um conteúdo segmentado de acordo com os gostos dos usuários, é fundamental produzir um material que atenda às suas dores. Não adianta falar a respeito de algo que eles precisam, se a sua mensagem for passada de forma incompleta.

Por esse motivo é tão importante estar sempre atualizado sobre quais são os tópicos e palavras-chaves mais buscados pelos seus clientes na internet. Dessa maneira, sua produção de conteúdo relevante se torna mais fácil e assertiva.

3. Escalar a venda de ingressos

Se o seu evento permitir somente a retirada física dos ingressos, é de bom tom disponibilizar um canal de vendas online para que os interessados possam, ao menos, adquirir os bilhetes de maneira mais rápida. 

Mas, mais do que isso, você estará disponível para realizar a venda no momento de maior interesse do usuário, o que minimiza o número de pessoas que desistem, mudam de ideia ou esquecem de retirar os ingressos.

Além disso, sua estratégia de conteúdo impacta diretamente no número de vendas realizadas. Ao mostrar tudo o que o seu evento tem a oferecer para os participantes, mais pessoas ficarão interessadas em participar dele. Para que isso dê certo, é fundamental que você inclua em sua estratégia a coleta de dados dos usuários.

4. Maior produtividade da equipe 

Ao usar a tecnologia a seu favor, toda sua equipe de eventos se tornará mais produtiva. Como? Softwares de automação descomplicam sua estratégia digital e auxiliam na nutrição de leads, automação de e-mails e SMS, criação de landing pages e outras ferramentas completas para atrair leads, criar relacionamentos e gerar vendas.

Esse tipo de ferramenta, como o software da LAHAR, por exemplo, aumentam a organização da equipe ao mostrar quais são as atividades pendentes, as informações de cada usuário, etc.

Além de ajudar na rotina dos seus colaboradores, facilita na estimativa de quantas pessoas estarão presentes no evento e qual o perfil delas, o que ajuda os organizadores a realizarem ações mais efetivas e produzir programações direcionadas.

As principais estratégias de automação de marketing para eventos

Chegou até aqui e acha que essa estratégia pode realmente ajudar na organização do seu evento? 

Confira abaixo quais são as principais estratégias de automação de marketing que você pode colocar em prática.

  • Divulgação nas redes sociais, contando também com um bom link para Instagram
  • Recomendações personalizadas de conteúdo
  • Envio de e-books e webinars relacionados com temas abordados no evento via e-mail
  • Disparo de cupons de desconto exclusivos para quem comprar seus ingressos a partir do e-mail enviado
  • Envio de newsletters com as principais novidades sobre o evento
  • E-mails ou posts com depoimentos positivos de quem já participou de outras edições do evento

A tecnologia como aliada: escolha a ferramenta certa e coloque a mão na massa

Se você chegou até aqui, provavelmente está animado com o leque de opções que a automação de marketing te oferece na hora de produzir e divulgar o seu evento. Mas, como colocar tudo em prática?

Antes de mais nada, você precisa escolher o software de automação que atende às expectativas da sua marca. 

Uma boa opção do mercado é a LAHAR, com ele é possível construir relacionamentos de qualidade com seus contatos, aproximar-se no momento certo com conteúdo direcionado e personalizado, criar campanhas multicanal (e-mail, sms e push message), gerenciar seus contatos, automatizar ações de nutrição de leads e relacionamento e muito mais.

Depois de escolher a ferramenta de automação que tenha fit com o seu negócio, é hora de começar a colocar em prática tudo o que vimos ao longo deste artigo.

As ferramentas de automação além de te ajudarem a levar mais participantes ao seu evento, também são usadas como estratégia pós-evento. Com ela, fica mais fácil manter o contato com os participantes, alimentando-os com conteúdo, coletando feedbacks e garantindo que eles estejam presentes numa próxima edição.

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