Alternativas Online para Educação Profissional

Homem estudando em casa na frente do computador.

Os profissionais brasileiros que desejam se atualizar profissionalmente possuem diversas opções para adquirir conhecimento, fazer networking e se capacitar em suas áreas de atuação. Entre as mais populares de 2021, podemos citar os congressos, simpósios, feiras, conferências, palestras e fóruns online, além dos eventos híbridos e cursos de capacitação à distância, workshops ao vivo através de videochamada, videoaulas e MOOCs, que são os Cursos Online Abertos e Massivos, do inglês Massive Open Online Course (MOOC), um tipo de curso aberto oferecido normalmente por universidades, as quais disponibilizam cadeiras de certos cursos ou mesmo cursos completos por meio de ambientes virtuais de aprendizagem de forma gratuita e aberta ao público.

Quais são os principais fatores que aumentaram as inscrições de capacitações online?

– Comodidade: o profissional pode aprender do conforto da sua casa, sem precisar viajar ou se transportar para o local de ensino, além de, muitas vezes, poder aprender no momento em que lhe for mais conveniente.

– Fator econômico: muitas vezes as opções online são mais em conta em relação às presenciais.

– Saúde e segurança: as opções online permitem que o profissional fique em casa, sem precisar recorrer à aglomerações, que, no momento, podem trazer risco à saúde.

– Habilidades tecnológicas: a população brasileira já está mais familiarizada e instruída em relação à tecnologia, utilizando mais facilmente as plataformas de ensino.

Propósito na profissão

Mais do que se aprimorar profissionalmente, os profissionais, principalmente das gerações X e Y, estão vendo valor em encontrar seu propósito de vida também no trabalho e na sua contribuição para a sociedade. O método japonês Ikigai é uma das formas de refletir e encontrar propósito na profissão, pois leva em consideração:

– se a pessoa sabe fazer a tarefa;

– se ama o que faz;

– se aquilo é útil para a sociedade;

– e se alguém está disposto a pagar por aquilo.

Assine nossa newsletter gratuita

Receba os melhores conteúdos sobre eventos diretamente no seu email

Usabilidade das plataformas

As plataformas atuais relacionadas à educação à distância dispõe de usabilidade facilitada para o aluno poder assistir aulas, interagir, fazer exercícios ou mesmo realizar networking. Com design pensado para o usuário, o aluno se sente mais confiante e capaz de estudar à distância.

Segundo dados do IBGE, mais da metade dos brasileiros já acessam a rede. Segundo o instituto, 116 milhões de pessoas estão conectadas, e isso representa pouco mais de 64% de toda a população do país.

Mesmo antes da pandemia, de acordo com o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2020, houve um crescimento de 145% nas matrículas em cursos de graduação EAD, entre 2009 e 2018.

Dicas para otimizar o tempo de aprendizagem online

Escolha um local tranquilo, de preferência um cômodo fechado, sem elementos barulhentos, buscando o mínimo de interferências e distrações possíveis, pois o lugar disponível para os estudos influencia bastante na produtividade. Se alimente bem antes do momento de estudar. Evite distrações, isto inclui desligar o celular ou colocar em outro local. Utilize métodos para fixar melhor o conteúdo aprendido, cada pessoa possui um ritmo e uma facilidade (ou dificuldade) em entender determinado assunto. Portanto, seguem abaixo alguns exemplos de maximizar o aprendizado profissional:

– Fazer anotações enquanto aprende.

– Fazer resumos após a aula ou o evento com os principais pontos aprendidos, lembrando que o resumo não se trata apenas de transcrições e sim de passar a limpo o que foi memorizado durante o processo de aprendizado.

– Listar as dicas práticas para a sua profissão.

– Falar para si mesmo sobre o que aprendeu.

– Ensinar outros as lições adquiridas.

mulher escrevendo no caderno na frente do computador

Busca pela profissão no Brasil

O último Censo Escolar do Inep/MEC 2020 contabilizou 7,55 milhões cursando o ensino médio, sendo que o número de alunos na educação profissional (médio técnico) em 2020 era de 1.9 milhões e ensino superior era de 686 mil alunos, portanto, a necessidade de atualização profissional é grande para estes milhões de brasileiros que valorizam a educação profissional.

Conteúdo profissional online

De acordo com o banco de dados da plataforma Aprimoramente, as áreas do conhecimento com mais conteúdo de atualização profissional online são programação e desenvolvimento de software, design, webdesign, marketing, vendas, gestão e direito. E dentro da saúde, as profissões com mais cursos e eventos à distância são psicologia, fisioterapia e enfermagem. 

Opções de aprendizagem

As opções de aprendizagem online são amplas, abrangendo desde cursos à distância aprovados pelo MEC, aulas particulares online ao vivo, eventos online, entre outros. Mesmo para quem não dispõe de recursos financeiros para investir em capacitação no momento, há também opções gratuitas, como eventos online ou cursos gratuitos. Só é preciso vontade de aprender, que o profissional brasileiro que deseja se atualizar profissionalmente conseguirá se aprimorar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *