A importância dos dados em eventos – Evnts Live

live de importância dos dados

Evnts Live – A importância dos dados em eventos

O Evnts Live ocorreu em agosto, com o tema da importância dos dados, e contou com a presença de Alexandre Rodrigues, CEO da Evnts, e Ney Neto, Diretor de inovação da MCI. Esses dois grandes líderes da área fizeram um bate papo sobre a importância dos dados em eventos.

Confira tudo o que rolou no artigo a seguir:

O que foi o Evnts Live?

O webinar gratuito foi uma iniciativa da Evnts para trazer um pouco mais de conhecimento sobre as novidades do mercado de eventos para os profissionais dessa área. 

Além de gerar valor, o conteúdo traz dicas e insights para quem está buscando expandir suas habilidades e manter-se por dentro das novidades do segmento.

Na primeira edição, o tema foi “A Importância dos Dados em Eventos”. A live ficou gravada e pode ser assistida quantas vezes quiser, confira:

O que são dados?

No ambiente online, os dados ganharam uma nova dimensão, passando a ser uma ferramenta estratégica que tem o poder de transformar negócios. E antes de entrarmos de cabeça nos melhores insights que rolaram na live, temos que entender o que são os dados.

Os dados são um conjunto de indicadores que te ajudam a medir a efetividade do seu evento. No online, são informações que registram o comportamento do público durante toda a experiência, desde o pré até o pós-evento. 

De modo simplista, os dados  servem para entender o que o seu público-alvo gosta ou não gosta no seu evento.

Mais do que o resultado da pesquisa de satisfação enviada aos participantes, analisar o número de inscritos, o tempo médio de participação e o percentual de respostas das enquetes, por exemplo, pode te trazer feedbacks objetivos sobre seu evento. 

É importante dizer que a análise de dados é uma habilidade cada vez mais valorizada do mercado, em que as decisões são guiadas por resultados. Então, invista em aprimorar essa técnica e se destacar entre os demais! 

Importância dos dados

Como destacou Ney Neto, “os dados são o futuro, o novo ouro e o novo movimento do mercado”. Ele salientou que essa é uma área em ascensão, com profissionais de ciência de dados ganhando seu espaço.

E esse espaço que eles vêm tomando se dá por uma necessidade maior que apenas ter os dados, mas a necessidade de organizá-los e interpretá-los, para que assim, eles possam ser úteis em nossas estratégias.

Ao mesmo tempo, Alexandre traz a seguinte informação: “84% das pessoas têm ciência de que precisam ter mais dados e agir sobre eles, mas nem todos sabem o que fazer com ele”. Isso salienta ainda mais a importância dos dados para eventos e dos analistas que podem entender o que deve ser medido e por que.

Ney Neto compartilha ainda que devemos enxergar o público alvo como uma comunidade a ser atingida, ou seja, as pessoas vão muito além dos números que enxergamos nos dados.

Assine nossa newsletter gratuita

Receba os melhores conteúdos sobre eventos diretamente no seu email

Desafios para implementação de dados

A cultura de dados não é algo que nasce da noite para o dia. A mudança de mindset deve vir da liderança e permear todas as áreas da empresa. E para aquelas que não possuem a prática de coletar e analisar dados,o desafio é ainda maior. Por ser algo relativamente novo, é possível que se encontre alguma resistência no meio do caminho.

Durante o Evnts Live, Ney Neto conta que esse processo de implementação da transformação digital exige cuidados quando se trata do aspecto humano, principalmente por conta do fato de ter que tirar muitas pessoas da zona de conforto e mudar a cultura de uma empresa.

Ele também diz que é importante ter uma estratégia clara e trabalhar a mentalidade das pessoas. Em dado momento, Ney compartilhar dois conselhos para quem vai implementar dados numa empresa:

1 – Tenha paciência, as pessoas têm tempos de aceitação diferentes;

2 – Tenha um roadmap, ou seja, um plano claro das melhorias e implementações, com data de entrega estipulada. Seja persistente e tenha clareza para onde está indo.

Ele ressalta também que ficar mudando de ideia e ter iniciativas isoladas pode não ser o melhor caminho a ser seguido quando se fala de dados. 

Não adianta ser uma iniciativa isolada de um doido do digital, entendeu? Você tem que ter todo mundo sentado na mesa: Produtos, Inovação, Digital, Marketing e Compras.

Ney Neto

Ainda mais se tratando de uma mudança de cultura, precisa ser persistente nisso. Mudar de ideia constantemente pode causar problemas na consolidação dos dados e em estratégias futuras.

Para entender melhor sobre a implementação de dados, confira esse trecho da live:

O lado bom e ruim dos dados

Em um primeiro momento os dados podem ser muito para se assimilar e analisar, até que se possa entender o que é realmente importante para o seu evento leva um tempo. Como Alexandre Rodrigues disse, é uma verdadeira “enxurrada de informação”.

Alexandre completa seu pensamento dizendo que os dados não mentem e vão sempre te fazer a verdade. Ou seja, caso algo não esteja indo bem, eles vão te contar. Cabe a você, como profissional de eventos, aceitar o feedback e aperfeiçoar seus projetos cada vez mais

Por conta disso, muitas pessoas acabam desistindo de lidar com esse tipo de informação. Ao medir resultados, Alexandre diz que devemos estar dispostos a aceitar o que eles têm para nos ensinar e fazer as ações com base nos aprendizados.

Qualquer um pode implementar dados?

E como se não bastasse esse assunto super interessante e inovador, Ney Neto e Alexandre Rodrigues conversam sobre esse estereótipo de que apenas pessoas da área de exatas podem implementar dados.

Em sua fala, Ney apresenta os três pilares da ciência de dados: tecnológico, científico e analítico. E segundo a opinião dele uma pessoa que se considera da área de humanas, se daria muito melhor no terceiro pilar, o analítico, veja:

A pessoa de humanas que é menos nerd tecnológica, ela é maravilhosa para conduzir esses processos de implementação de estratégia de dados.[…] sabe quem é a melhor pessoa? A especialista no negócio da companhia. Porque é olhar o que passou pelo pilar 1, pilar 2 e agora transformar em insight de negócio.

Então, não existe essa coisa de pessoa certa para entender dados Inclusive, é importante que todos envolvidos no planejamento tenham uma mínima noção de quais dados são importantes neste contexto.

Experiência em eventos online

Em um evento online, a experiência do usuário deve ser a nossa maior preocupação. É através de uma boa experiência e de um bom retorno que nós obtemos os dados que queremos.

E para garantir que o seu participante saia satisfeito do evento que você está realizando, é necessário usar da criatividade para prender a atenção dele e fazer com que o mesmo se interesse mais pelo conteúdo apresentado.

Para isso, nós criamos um e-book com 42 ideias criativas para que você possa colocar em prática durante o seu evento. Basta clicar no link abaixo para obtê-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *