capa

Dicas básicas para tirar boas fotos nas viagens

Você não é apenas um turista, você é um viajante curioso e apaixonado, que certamente quer trazer as melhores fotos da sua aventura para poder relembrar aquelas ótimas experiências. Não queremos passar diversos detalhes técnicos de fotografia, mas ensinamentos básicos para voltar com o HD cheio de excelentes lembranças.

1- Sinta o momento

023_01

O primeiro passo é desfrutar ao máximo daquele momento, tente viver intensamente aquela experiência para conseguir passar para o click da câmera todo o sentimento e significado que você quer levar para a imagem. Entregue alguma mensagem, uma emoção, um fato ou apenas uma lembrança, só assim você conseguirá reviver futuramente aquilo que você vivenciou. Fotografia é arte e arte sem conceito é vazia.

2- Equipamento

00

Com o avanço das câmeras digitais você não precisa se prender a equipamento grandes e pesados, lentes diversas que vão acabar com o espaço da sua mala. Deixe este trabalho para os profissionais ou se você é um deixe em casa para aproveitar melhor seu descanso. Aproveite o potencial da câmera do seu celular ou leve uma semiprofissional mais compacta para poder captar ótimos momentos.

3- Menos é mais

023_03

Não é porque o SD da câmera tem espaço de armazenamento de 2000 fotos que você tem que sair disparando a torto e a direito. Analise o ambiente, procure o momento certo e se integre na composição, respeite seu feeling e execute o click quando ele mandar.

4- Iluminação

023_04

Entenda a iluminação do local que você está e utilize ela a seu favor. A melhor luz para uma boa fotografia é o sol e ele te dá várias opções ao longo do dia. Analise a posição do seu objeto em relação a posição do sol e desfrute as diversas possibilidades que este holofote gigante nos fornece. Para ambientes com pouca luminosidade use o flash com parcimônia, ele pode estragar sua foto.

5- Composição

023_05

Composição é como você vai organizar os elementos da cena de sua fotografia. Existem diversas técnicas de composição para ajudar na hora da captura, mas uma que provavelmente já está na sua câmera é a regra dos terços. Aquelas linhas que cruzam o visor demonstram esse importante conceito, coloque sempre o assunto principal em alguma interseção das linhas e acompanhe os objetos da cena nas linhas destacadas.

Seja mais criativo e não se prenda a selfies e suas ferramentas. Vá mais longe e pesquise sobre ângulos, técnicas de composição e iluminação. Entenda como o ato de fotografar bem pode ser importante na hora de reviver aquela excelente experiência.

É muito importante saber algumas técnicas, mas praticar o sentimento de fotografar é muito mais importante e nada melhor que uma boa viagem para poder exercitar esta arte.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *